Na Alemanha, as garrafas vazias valem dinheiro! Entenda como funciona o Pfand, sistema de retorno de garrafas no país.
Como funciona o Pfand, sistema de garrafas retornáveis da Alemanha
Quando estiver na Alemanha, não jogue suas garrafas vazias no lixo – isso porque o país tem um sistema de garrafas retornáveis conhecido como Pfand. Basicamente, os alemães pagam uma pequena quantia extra pelo recipiente das bebidas que compram (geralmente, cerca de € 0,25), mas podem recuperar esse valor quando devolvem as garrafas vazias. Isso significa que, no fim das contas, você paga só pelo líquido, não pelo “empréstimo” da embalagem.
O Pfand se aplica a vários tipos de recipientes, como garrafas de vidro, plástico e latas de alumínio. O sistema tem funcionado tão bem que a taxa de retorno de recipientes de bebidas está acima dos 98%. As garrafas reutilizáveis são lavadas, reabastecidas e colocadas de volta à venda, enquanto as de uso único são trituradas e transformadas em pellets plásticos para fabricar novas garrafas, tecidos e embalagens.
Como identificar o Pfand?
No rótulo, procure por um símbolo que mostra uma latinha ao lado de uma garrafa, com uma seta apontando para o lado esquerdo. Se a garrafa tiver esse símbolo, ela pode ser devolvida. Além disso, a garrafa também pode ter o valor do reembolso no rótulo ou a própria palavra Pfand.
Como receber o dinheiro de volta?
Para receber o dinheiro, é preciso levar os recipientes vazios até um supermercado e procurar pela máquina do Pfand. A partir da minha experiência, as máquinas costumam ficar no fundo do mercado.
Na máquina, basta colocar as garrafas uma a uma no local indicado. Ao mesmo tempo, o sistema já vai contabilizando quanto você receberá. Depois, é só finalizar a conta, retirar o papel impresso pela máquina e apresentá-lo no caixa. Você pode receber o dinheiro em moedas ou abater o valor de uma compra que esteja fazendo no local.