Planejamento

Bagagem de mão sem segredos: o que levar (ou não) na mala de bordo

Descubra dicas essenciais para descomplicar a bagagem de mão em sua próxima viagem, desde itens indispensáveis até o que evitar.

Como escolher a mala de bordo ideal

Quem nunca ficou na dúvida sobre o que colocar na mala de mão antes de embarcar, né? Com as regulamentações de segurança e as limitações de espaço nas cabines, saber o que pode ou não ser levado a bordo é fundamental para uma viagem mais tranquila.

Dicas essenciais para uma boa mala de bordo

Antes de montar a mala de bordo, sempre faça um checklist dos itens mais importantes. Sabe aquele remédio de uso diário que você vai colocar na mala somente no dia da viagem? É pensando nesse tipo de item que você deve ter sempre uma lista! A partir disso, fica mais fácil montar a mala de bordo. Alguns itens que sempre devem ir com você nas viagens são:

– Medicamentos de uso contínuo;

– Itens de higiene em tamanho mini (muita atenção para não ultrapassar os 100 ml em viagens internacionais);

– Troca de roupa;

– Eletrônicos e cabos carregadores (inclusive carregador portátil, que é expressamente proibido de ser despachado);

– Objetos de valor (como dinheiro, cartões, joias, documentos, etc).

Na hora de organizar todos os itens dentro da mala, uma boa solução é usar bolsas ou sacos organizadores. Dessa forma, é possível agrupar itens semelhantes – o que facilita na hora de encontrar o que precisa. Eu, por exemplo, sempre deixo todos os cabos e eletrônicos em uma mesma necessaire grande dentro da mala de bordo.

Na bagagem de mão, também gosto de levar uma garrafa de água vazia. Após passar pelo controle de segurança, basta encher em algum bebedouro. Principalmente para voos longos, sempre gosto de ter água em mãos.

O que não é permitido na mala de bordo?

Alguns itens proibidos na mala de bordo são óbvios, como armas de fogo, objetos pontiagudos (como facas ou canivetes) e substâncias explosivas ou inflamáveis.

Além disso, em voos internacionais, existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100 ml. O limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock).

No mais, o ideal é sempre checar as informações e regras com a companhia aérea e também no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Por lá, há uma lista bem extensa com diversos itens que podem (ou não) ser transportados nas viagens.

Bagagem de mão sem segredos: o que levar e como escolher a mala de bordo

Como escolher a bagagem de mão ideal

Por mais que sempre falemos em mala de bordo ou de mão, a realidade é que não existe um tamanho exato desse tipo de bagagem. As marcas costumam trabalhar com variações de tamanho e as próprias companhias aéreas têm suas restrições nesse sentido.

As companhias aéreas brasileiras, por exemplo, permitem bagagens de mão que meçam até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Por outro lado, na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade. A única regra em comum é o limite de 10 kg para a bagagem.

Por via das dúvidas (e para não correr o risco de ter de despachar a mala de bordo), a melhor alternativa é garantir uma mala um pouco menor. As malas da Samsonite são as minhas favoritas, por conta da resistência e qualidade dos modelos – tanto para mão, quanto para despachar. Sugiro que escolha uma mala com rodinhas giratórias e cadeado acoplado – essa aqui é muito boa!

Confira mais dicas no Checklist Viagem, um eBook completo para te auxiliar a planejar qualquer viagem do zero.

Planeje sua viagem com descontos!

Reserve as melhores hospedagens no Brasil e no mundo com o Hoteis.com
Abrir

Abrir