Como emitir comprovante de vacinação contra covid para viajar

Com o aplicativo Conecte SUS, é possível salvar certificado em português, inglês e espanhol; confira passo a passo

14 setembro de 2021

Conforme os bloqueios sanitários contra o Brasil começam a ser retirados, os turistas que desejam visitar determinados países precisarão apresentar um comprovante de vacinação contra a covid-19. O processo para emissão desse certificado é simples, sendo realizado pelo celular com o aplicativo Conecte SUS, do governo federal. O próprio app permite que o usuário faça download do comprovante em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Além da exigência para viagens, o comprovante de vacinação também poderá ser exigido em eventos, como é o caso de São Paulo. Em todo o Estado, é necessário apresentar o certificado para entrar em lugares com mais de 500 pessoas. Confira abaixo o passo a passo detalhado para emitir o seu!

LEIA TAMBÉM: Quais países estão abertos para turistas brasileiros? (ATUALIZADO!)

PASSO A PASSO: Como fazer a emissão do comprovante de vacinação

1. Faça o download do aplicativo Conecte SUS.

2. No aplicativo, faça login na sua conta; se ainda não tiver, crie uma.

3. Clique no ícone ‘vacinas’ e, em seguida, clique no campo onde está escrito ‘covid-19’ e o nome do imunizante que você recebeu.

4. Ao abrir a tela com as informações das doses recebidas, clique no botão ‘certificado de vacinação’ na parte inferior da tela.

5. Seu certificado estará disponível em português, inglês ou espanhol – para alterar o idioma, basta selecioná-lo na parte superior, ao lado das bandeiras.

6. Faça o download do comprovante de vacinação clicando no ícone de seta do lado superior direito; é possível compartilhar via WhatsApp, Google Drive, e-mail, entre outras opções.

Como emitir comprovante de vacinação para viajar

Acompanhe as novidades do mercado de viagem e turismo no Instagram: @porondeandei.site

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Siga no Instagram @barbara_pereira

No finalzinho de 2020, decidi que iria tirar esse projeto do papel e enfim criar meu podcast de viagem. Falar sobre esse tema em plena pandemia parecia loucura - afinal, eu só acumulava viagens canceladas, não tinha perspectiva tão próxima de vacina e a situação econômica do país não era nada promissora. Ou seja, eu não conseguia enxergar nem uma semana à frente 😅
Vai ter muito conteúdo de viagem e gastronomia no LinkedIn SIM! Tô feliz demais em poder contar que agora faço parte do time de Creators do LinkedIn, com criadores de conteúdo selecionados pela plataforma - não sei fingir costume, isso é chique demais 😂
Pronta para viver e contar novas histórias. Cheguei, @cnnbrasil ❤️
Dizer adeus nunca é fácil, ainda mais quando a gente olha pra trás e enxerga uma trajetória repleta de amizades, alegrias e realizações. O Estadão foi minha casa por mais de três anos, ainda como estagiária e depois como parte da incrível equipe de redes sociais. Foi ali que entendi que o jornalismo não estava acabando, mas sim se reinventando. Vi e admirei o Drops de longe, para depois assumir esse projeto tão especial ao lado do melhor parceiro que poderia existir. Não dá pra pensar em qualquer outra palavra senão #gratiluz kkkkk por tudo o que vivi no jornal. Fui feliz demais da conta e hoje saio preenchida de amor, pronta para dar o próximo passo. Que venham novos momentos! Até logo, Estadão 💛
Um dos meus doces favoritos em São Paulo é do @delapaixbistro. A torta de suspiro é recheada com um creme de amêndoas, chocolate meio amargo e geleia de frutas vermelhas. A combinação é divina! O doce sai por R$ 19 e o restaurante fica na Rua Tupi, 844 - pertinho do Estádio do Pacaembu 😋
O Panamá é um país muito conhecido por ser uma escala aérea bem comum para quem está viajando com destino a América do Norte. Porém, a realidade é que ele pode ser muito mais que isso. O país é repleto de belezas naturais, tem praias de águas cristalinas e atrações bem interessantes que podem tornar, principalmente a Cidade do Panamá, um destino além da conexão.

Compre seu chip de internet com 30% de desconto usando o cupom BARBARA30




matérias relacionadas