Turismo

3 lugares na Alemanha para refletir sobre o Holocausto in loco

Passeios gratuitos em Berlim e Dachau, na Alemanha, promovem reflexão sobre os horrores do Holocausto; veja quais visitar.

3 lugares na Alemanha para refletir sobre o Holocausto in loco

Ao visitar a Alemanha, é impossível ignorar a sombra do Holocausto. Esse capítulo sombrio da história está presente em várias cidades do país, por meio de exposições, museus e memoriais em homenagem às vítimas de perseguição durante a Segunda Guerra Mundial.

Conheci o país em outubro de 2023 e, aqui, destaco três lugares que proporcionam uma experiência in loco e um entendimento mais profundo dos horrores enfrentados pelas vítimas do Holocausto.

Memorial do Holocausto

No coração de Berlim, o Memorial do Holocausto, oficialmente chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um memorial dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. O espaço consiste em uma obra arquitetônica impressionante: são 19 mil metros quadrados cobertos com mais de 2.700 blocos de concreto.

O espaço foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman, que buscava passar uma sensação de falta de tranquilidade devido às diferentes alturas e larguras dos blocos – o que realmente acontece quando você visita o local. Ainda dentro do espaço do memorial, há uma sala subterrânea chamada Ort der Information com documentações e testemunhos sobre a perseguição e extermínio dos judeus.

A visita é gratuita e o memorial é de acesso livre, funcionando 24 horas por dia. No entanto, a exposição subterrânea fecha às segundas. Se for visitar, lembre-se que é um espaço repleto de memórias difíceis e o respeito dele prevalecer.

📍 Cora-Berliner-Straße 1, Berlim

Como é a visita ao Campo de Concentração de Dachau
Campo de Concentração de Dachau

Campo de Concentração de Dachau

Em Dachau, nos arredores de Munique, encontra-se o primeiro campo de concentração estabelecido pelos nazistas em 1933. O local, que serviu como modelo para outros campos na época, é agora um memorial e museu. Ele é composto por uma série de instalações contendo blocos de prisão, crematórios, dormitórios e áreas de punição.

Monumentos comemorativos homenageiam as vítimas, enquanto as exibições documentam os eventos históricos que ocorreram em Dachau. Todas as instalações possuem quadros explicativos em alemão e inglês, permitindo que as pessoas façam o passeio por conta própria – a visita ao complexo, inclusive, é 100% gratuita. Compartilhei mais detalhes da minha visita por Dachau neste post aqui.

📍 Alte Römerstraße 75, 85221 – Dachau

Topografia do Terror

Situado no antigo local da sede da Gestapo em Berlim, o museu Topografia do Terror documenta a história do terror e da repressão durante o Terceiro Reich na Alemanha. As exposições são relacionadas aos crimes nazistas, perseguições e a implementação do Holocausto. Além disso, o museu fica atrás de uma parte preservada do Muro de Berlim. A entrada é gratuita.

📍 Niederkirchnerstraße 8, 10963 – Berlim

Topografia do Terror, em Berlim, expõe horrores do Holocausto in loco
Topografia do Terror em Berlim

Os três passeios são gratuitos, então não tem desculpa para não visitar! Reconheço que são lugares carregados de memórias difíceis, mas acho importantíssimo compreender a magnitude do Holocausto – e fazer isso in loco tem um peso ainda maior.

Compre o Checklist Viagem, um eBook completo para te auxiliar a planejar qualquer viagem do zero. Saiba mais!

Planeje sua viagem com descontos!

Abra sua conta na Nomad e ganhe até 20 dólares de cashback usando o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir

Seu chip de internet com 15% de desconto. Use o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir