Aberto desde 1725, Sobrino de Botín é reconhecido pelo Guinness como o restaurante mais antigo ainda em atividade
Sobrino de Botín, o restaurante mais antigo do mundo

Durante minha passagem por Madrid, fui conhecer um restaurante pra lá de interessante. Aberto desde 1725, o Sobrino de Botín é considerado o restaurante mais antigo do mundo pelo Guinness! Ele é bem localizado, fica numa ruela antiga da cidade e pertinho da Plaza Mayor.
Um atrativo do local é o forno decorado com azulejos, que está em funcionamento desde a inauguração do restaurante e hoje é usado para assar o prato mais famoso da casa: cuchinillo com patatas – ou então, carne de porco com batatas assadas. O prato sai por 24 euros.
Além do tradicional cochinillo, experimentamos também os bolinhos de bacalhau como entrada. Para sobremesa, nossa pedida foi o bolo de creme “ao estilo Botín”, outro destaque da casa. Tudo estava ótimo!
Se você faz questão de conhecer o restaurante, aqui vai uma dica: faça reserva! Ele está sempre lotado de turistas e dificilmente você conseguirá uma mesa caso tenha que pedir na hora. Outra dica muito legal é pedir para ficar no andar inferior. Ele é inteirinho de pedras, sem janelas, dá até a impressão de que voltamos no tempo. A experiência é incrível!

Quer mais alguns fatos históricos de lá?! Dizem que o restaurante já teve um funcionário muito conhecido… Francisco de Goya, o pintor espanhol! Além disso, há quem diga que Hemingway, o escritor americano, frequentava o local e escreveu sobre ele em um de seus livros.
📍 Sobrino de Botín: Calle de Cuchilleros, 17 – Madrid, Espanha