Onde ver neve na Espanha: Sierra Nevada e Navacerrada

Cidades de Sierra Nevada e Navacerrada são ótimas opções para ver neve na Espanha; confira o que fazer em cada uma

29 maio de 2022

Espanha está longe de ser um destino procurado em temporadas de inverno pela neve, mas o país também pode oferecer isso. Quando estive por lá em janeiro de 2022, inclui um destino bem conhecido nessa pegada: Sierra Nevada. De quebra e 100% por acaso, acabei conhecendo outra região com muita neve e diversão: Navacerrada. 

Sierra Nevada: onde fica, como chegar e o que fazer

Sierra Nevada é um conjunto montanhoso na província de Granada (mesmo lugar onde fica Alhambra, lembra?). Ele é considerado o terceiro maciço montanhoso de maior altitude da Europa, ficando atrás apenas do Cáucaso e dos Alpes. 

Por estar tão próximo de Granada, você pode facilmente fazer um bate e volta de carro – mas cuidado nos dias que estiver nevando! Outra opção é pegar um ônibus que leva cerca de meia hora. 

A estação de esqui fica dentro do Parque Nacional da Sierra Nevada. Além das pistas, também há trilhas para conhecer o parque a pé. Esqui e snowboard são os esportes mais comuns por lá, e você pode alugar os equipamentos em alguma das lojinhas que ficam no complexo. Em janeiro de 2022, um dia inteiro nas pistas de esqui custava a partir de 45 euros. 

Agora, se você não pratica esportes radicais na neve, saiba que é possível curtir outras atividades por lá. Esse é o caso da minha família: optamos por comprar um passe de meia hora em um espaço com boias e triciclos, que usávamos para descer um pequeno morro de neve. Foi super divertido! É um programa bem legal tanto para crianças, quanto para adultos. O ingresso para meia hora saiu por 12 euros.

Sierra Nevada é point para esqui e atividades na neve

Eu diria que Sierra Nevada é o lugar perfeito para quem vai ter o primeiro contato com a neve. Além disso, dependendo de como estiver o inverno no ano em que você visitar, pode ser inclusive que parte da neve seja artificial. 

Navacerrada: onde fica, como chegar e o que fazer

Agora passamos para uma descoberta inesperada: eu nem sabia da existência de Navacerrada, então não estava no roteiro. Estávamos a caminho de Segóvia, uma cidade nos arredores de Madrid, quando o Waze nos mandou por uma estrada que passava por uma montanha cheia de neve. Ali fica Navacerrada, cerca de 50 km da capital espanhola. 

Navacerrada também possui estações de esqui, mas há um diferencial importante por lá: ainda que você não pratique esportes, mas quer brincar na neve, dá para fazer isso de graça. Isso é possível porque realmente neva bastante na região, então todo e qualquer cantinho com neve, está liberado. Já em Sierra Nevada, a situação é diferente porque o fluxo de neve pode ser menor – dessa forma, as atividades com neve de fato precisam ser adquiridas. 

Navacerrada - cidade próxima a Madrid é boa opção para ver neve na Espanha

Neve na Espanha: vale mais a pena conhecer Sierra Nevada ou Navacerrada?

Não tem resposta certa! E acho que isso varia porque elas têm propostas diferentes. No meu caso, que não pratico esportes na neve, consegui me divertir bastante em Sierra Nevada descendo o morro com boias ou triciclos. Por outro lado, tive todo o tempo do mundo em Navacerrada para deitar na neve, fazer anjinho, jogar bolinhas… Ambas as experiências foram ótimas!

Se você tiver oportunidade de visitar os dois, vá! Garanto que não irá se arrepender. Quando estive por lá, publiquei vários vídeos no meu perfil do Instagram. Acesse: @barbara_pereira. 

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Compre seu chip de internet com 15% de desconto usando o cupom PORONDEANDEI




matérias relacionadas