Um passeio por Alhambra, no sul da Espanha

Gigantesco complexo palaciano e fortaleza fica na cidade de Granada e foi construído durante a oculpação muçulmana; veja o que visitar, como chegar e quanto custa conhecer Alhambra

10 março de 2022

Se existe um lugar que você precisa conhecer quando estiver no sul da Espanha, esse lugar é Alhambra

O gigantesco complexo palaciano e fortaleza está localizado em Granada, uma das cidades mais importantes da região da Andaluzia. O local foi construído principalmente entre os séculos 13 e 14 e, durante a ocupação moura, alojava o monarca da época. O grande atrativo são as obras muçulmanas e a decoração, que representam bem a arquitetura e cultura islâmica. 

Aquitetura islâmica em Alhambra, um mergulho pela cultura muçulmana

Como funciona a visita em Alhambra

O complexo funcionava como uma verdadeira cidade independente, com mesquitas, escolas e oficinas. Dessa forma, já dá para perceber que ele é realmente gigante, né? Passei mais de quatro horas passeando por lá e daria para ficar bem mais! 

Na hora de comprar o ingresso de Alhambra, é preciso agendar um horário para entrar nos Palácios Nasridas. Minha sugestão é que você se programe para chegar no complexo pelo menos uma hora antes de conhecer os palácios – isso porque ele fica um pouco longe da entrada principal.

Nossa visita ao palácio estava marcada para às 9h da manhã. Chegamos no complexo de Alhambra por volta desse horário, mas tivemos que fazer uma boa caminhada apressada até a entrada de fato desses palácios, sabe? Por isso, reforço: chegue antes do horário marcado! 

Um passeio por Alhambra, no sul da Espanha

O que conhecer em Alhambra

Lá dentro, um dos maiores destaques são os Palácios Nasridas, construídos por reis da ocupação muçulmana na Península Ibérica. Eles tinham diferentes funções, como salões para reuniões políticas, festas, banhos árabes e até aposentos para o sultão, sua família e seu harém.

A parte mais antiga de Alhambra é a Alcazaba, localizada na zona mais alta da colina. Sua função era militar, então fica protegida por muralhas e torres – com uma super vista privilegiada da cidade de Granada, do bairro de Albaicín e de Sierra Nevada.

O refúgio de natureza e descanso fica por conta do Generalife, a residência de férias do sultão. Os jardins ficam um pouquinho afastados da área principal de Alhambra, mas é um trajeto que pode ser facilmente feito a pé. 

Por fim, conheça também o Palácio de Carlos V, construído a pedido do imperador Carlos V para servir de lazer para sua família. A obra é bem posterior ao restante de Alhambra: começou em 1527 e foi concluída somente no século 20. Possui um pátio em formato circular com colunas em estilo romano, e hoje abriga o Museu de Belas Artes e o Museu da Alhambra. 

Palácios Nasridas em Alhambra

Como chegar em Alhambra

Estava de carro quando fui visitar Alhambra – o complexo possui um estacionamento e paramos por lá. Outra opção vantajosa é o transporte público, com linhas de ônibus que conectam o centro de Granada com a parada de Alhambra. Lembre sempre de checar a linha correta pois podem ocorrer mudanças. O complexo fica na Calle Real de la Alhambra, s/n

É possível ir caminhando? Sim, mas não é aconselhado. O complexo de Alhambra é para ser conhecido completamente a pé, então recomendo guardar a disposição para fazer o passeio. 

Quanto custa visitar Alhambra

Antes de falar sobre valores, fique atento: Alhambra é um dos principais pontos turísticos da Espanha! Se você realmente quiser conhecê-lo, compre os ingressos com antecedência de pelo menos dois meses. Há muita procura, é bem concorrido, e se deixar para comprar na bilheteria, dificilmente vai conseguir. 

Dito isso, vamos falar do preço! Comprei o ingresso no segundo semestre de 2021 e, à época, foram 14.85 euros. Essa entrada dá acesso à todo o complexo, além de ser necessário já marcar o horário para conhecer os Palácios Nasridas. Clique aqui para acessar o site e realizar a compra do ingresso.

Vista de Alhambra para o bairro de Albaicín

Vale a pena visitar Alhambra?

SEM DÚVIDAS! Foi um dos lugares mais legais que conheci na Espanha. O passeio pelas construções, jardins, fontes d’água e natureza é delicioso e realmente nem percebi que passei tantas horas por lá. Com certeza é uma atração que precisa fazer parte da sua viagem pela região da Andaluzia.

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Compre seu chip de internet com 15% de desconto usando o cupom PORONDEANDEI