Andaluzia: roteiro de 15 dias pelo sul da Espanha

Sul da Espanha possui influência árabe e grandes monumentos como Alhambra e a Mesquita-Catedral de Córdoba; confira sugestão de roteiro pela região

25 janeiro de 2022

Andaluzia é uma região apaixonante localizada no sul da Espanha. É um destino muito procurado no verão pelas praias deliciosas, mas também é uma ótima pedida para o inverno – que já adianto, possui um clima super agradável!

Quem visita a Andaluzia se surpreende pela forte influência árabe. Isso acontece porque a região foi dominada pelos mouros ao longo de quase oito séculos. Tal domínio ficou refletido nas construções e arquitetura, museus, mesquitas, além da gastronomia e até no idioma.

O clima é temperado e, salvo poucas exceções, não costuma registrar baixíssimas temperaturas. Estive por lá para uma viagem em família entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dias eram de muito sol e temperaturas na casa dos 15 a 20 graus. 

O sul da Espanha foi o foco principal dessa viagem, mas também passei por outras cidades como Valência e arredores de Madrid. 

Aqui, compartilho a programação dia a dia, um roteiro bruto para quem deseja conhecer o sul da Espanha também. Eu garanto: é encantador!

Mesquita-Catedral de Córdoba

DIA 1: O INÍCIO DA VIAGEM PELO SUL DA ESPANHA

Desembarcamos em Madrid pela manhã e alugamos um carro no aeroporto. Seguimos com destino a Córdoba (400 km), com direito a uma rápida parada para almoço em Ciudad Real. Em Córdoba, ficamos hospedados no AC Hotel by Marriott.

DIA 2: CÓRDOBA

O primeiro dia de passeios de fato foi pelos principais pontos turísticos de Córdoba, como a Mesquita-Catedral, Ponte Romana e Castelo de Almodóvar.

DIA 3: COM DESTINO A SEVILLA

De Córdoba, partimos para a cidade de Sevilla, que fica a menos de 150 km. Nesse primeiro dia, conhecemos a Plaza de España e subimos a Torre Giralda na Catedral de Sevilla. 

DIA 4: SEVILLA

Começamos o segundo dia pela cidade conhecendo o Real Alcázar. Caminhamos pelo bairro de Juderia, passamos pela Plaza de Toros e finalizamos com o Metropol Parasol, também conhecido como Setas de Sevilla. O hotel escolhido foi o Meliá Sevilla.

DIA 5: ARREDORES DE SEVILLA

Ainda hospedados na cidade, fizemos um bate e volta para conhecer Cádiz. Retornamos ainda de tarde para bater um pouco mais de perna por Sevilla – inclusive, foi minha cidade favorita!

Plaza de España em Sevilla

DIA 6: SETENIL E RONDA

Saímos de Sevilla com destino a Málaga, mas paramos em duas cidades apaixonantes no meio do caminho: Setenil de las Bodegas e Ronda. Chegamos em Málaga no início da noite e ficamos hospedados no Ibis Centro Ciudad.

DIA 7: MÁLAGA

Pouco mais de meio dia foi suficiente para conhecer a cidade de Málaga. Visitamos o Castelo de Gibralfaro, o Alcazaba e o Teatro Romano. Partimos, então, com destino a Granada (130 km). 

DIA 8: SIERRA NEVADA

Hospedados na cidade de Granada, no Barceló Granada Congress, fizemos um bate e volta para Sierra Nevada. A região é referência quando o assunto é neve no sul da Espanha, então passamos o dia todo por lá.

DIA 9: GRANADA

O dia começou em Alhambra, o ponto turístico mais famoso de Granada. O complexo é gigantesco, por isso separamos metade do dia apenas para ele. Depois, nos perdemos pelas ruas de Albaicín e curtimos a vista espetacular do Mirador San Nicolás.

DIA 10: COM DESTINO A VALÊNCIA

O dia começou cedo para encarar uma puxada: saímos de Granada com destino a Valência, um trajeto de 500 km. No meio do caminho, fizemos uma parada para almoçar na simpática cidade de Múrcia

Cidade das Artes e das Ciências em Valência

DIA 11: VALÊNCIA

Em apenas um dia foi possível conhecer o principal de Valência. Fomos à Catedral, subimos a Torre El Micalet, conhecemos o Mercado Central e o Mercado Colón e finalizamos com um pôr do sol inesquecível na Cidade das Artes e das Ciências. A hospedagem escolhida para Valência foi o AC Hotel by Marriott.

DIA 12: DE VOLTA A MADRID

Retornamos para nosso destino final: Madrid! Chegamos quase de noite e aproveitamos para visitar o Museu do Prado, que oferece visitas gratuitas no final do dia. Na cidade, optamos pelo Hotel Riu Plaza España – esse foi o melhor hotel da viagem inteira! Bem localizado, serviço impecável, café da manhã excelente… Tudo muito bom!

DIA 13: BATENDO PERNA POR MADRID

Como já conhecíamos a cidade e, neste dia, era feriado, fizemos passeios ao livre: parque El Retiro, Gran Vía, Plaza Mayor, Puerta del Sol, Mercado San Miguel… Madrid é uma cidade deliciosa para bater perna!

DIA 14: ARREDORES DE MADRID

Nosso plano inicial era fazer um simples bate e volta até Segóvia… Mas no meio do caminho, nos deparamos com Navacerrada. A cidade estava cheia de neve, então é claro que passamos um bom tempo ali curtindo. Já em Segóvia, visitamos o Alcázar e o Aqueduto.

DIA 15: EL ESCORIAL E COMPRAS

A primeira parte do dia foi dedicada a conhecer mais uma cidade dos arredores de Madrid. El Escorial possui um complexo grande com mosteiro, palácio, museu, biblioteca, jardins… Gostamos muito! Em seguida, fizemos o clássico passeio de final de viagem: compras! Fomos ao outlet em Las Rozas, bem pertinho de Madrid.

El Escorial, nos arredores de Madrid

Acompanhe mais conteúdos de viagem no Instagram: @barbara_pereira

matérias relacionadas