Bruxelas, o coração da Europa

Fomos conhecer Bruxelas com altas expectativas; afinal, estamos falando da cidade que é conhecida como o coração da Europa, isso porque é a capital da União Europeia e um importante centro da política internacional. A verdade é que Bruxelas é uma cidade pequena e com poucos pontos turísticos, podendo ser facilmente visitada em apenas um […]

16 agosto de 2019

Fomos conhecer Bruxelas com altas expectativas; afinal, estamos falando da cidade que é conhecida como o coração da Europa, isso porque é a capital da União Europeia e um importante centro da política internacional.

A verdade é que Bruxelas é uma cidade pequena e com poucos pontos turísticos, podendo ser facilmente visitada em apenas um dia. Uma possibilidade é dormir em Bruxelas por duas noites, assim em um dia você conhece a cidade, e no outro vai para Gante e Bruges – cidades que ganharão um post só delas de tão fofinhas 🙂

Aqui, indico os passeios mais legais para fazer se você tiver um dia para conhecer Bruxelas:

A Galeries Royales Saint-Hubert, criada em 1847, foi o primeiro centro comercial de Bruxelas. Até hoje é repleta de lojas com vitrines lindas, além de restaurantes e cafés clássicos. 

Basta andar um pouco por ela que você desemboca na Grote Markt ou Grand Place, a praça central da cidade. Como estivemos por lá no período das festas de fim de ano, estava tudo decorado com árvores de Natal, luzes e enfeites. Se você for na mesma época, vale a pena ver o show de música e luzes que deixa a praça lindíssima e iluminada!

O ponto turístico mais famoso de Bruxelas talvez seja o Manneken Pis, que nada mais é do que uma estátua retratando um menino fazendo xixi e que solta água, como se fosse uma fonte. Sim, só isso: bem pequena e em uma esquina normal da cidade, mas acabou se tornando símbolo de Bruxelas.

Se você vai visitar Bruxelas na primavera ou no verão, o Mont des Arts pode ser um passeio bem legal. É uma parte alta com vista para a cidade, onde estão localizados a Biblioteca Real da Bélgica, o Arquivo Nacional da Bélgica e um jardim público. Como fomos no inverno, o jardim estava bem ralinho, por isso acredito que no verão seja lindo! Além disso, por ser uma parte superior da cidade, deve render um pôr-do-sol lindíssimo.

Vamos para a parte mais interessante: comidas! Bruxelas tem vários pratos típicos e é claro que nós provamos todos! Começamos com o carbonades, uma espécie de carne de panela com molho de cerveja. Ela acompanha batatas fritas, outra coisa super típica da Bélgica e que você encontra em qualquer carrinho de rua! 

Agora, verdade seja dita: você não pode pisar na Bélgica e não provar os tradicionais waffles. Se possível, coma vários! Em cada cidade, barraquinha, restaurante, o que seja! Nós provamos com várias coberturas diferentes, mas meu favorito é com morango, nutella e chantilly – tem como essa combinação dar errado?

Como mencionei no início do post, Bruxelas é uma cidade mais importante do que necessariamente turística, mas vale incluir no seu roteiro caso tenha alguns dias pela Bélgica. Se você já foi pra lá, comente aqui qual ponto turístico acha indispensável 🙂

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Compre seu chip de internet com 15% de desconto usando o cupom PORONDEANDEI