Roteiros de viagem

Explorando Berlim em 2 dias: dicas de passeios, comidas típicas e hospedagem

Confira dicas para planejar uma passagem de 2 dias em Berlim, na Alemanha, incluindo os principais pontos turísticos no roteiro.

O que fazer em Berlim em 2 dias: passeios, comidas típicas e onde se hospedar

Berlim, a vibrante capital da Alemanha, é uma cidade repleta de história. Tive apenas 2 dias para explorar a cidade, então planejei bem o meu roteiro para aproveitar ao máximo. Nesse guia, destaco os principais passeios, experiências gastronômicas imperdíveis e outras dicas para curtir sua passagem por Berlim.

Berlim em 2 dias:

Dia 1:
– Memorial do Holocausto
– Brandenburger Tor
– Checkpoint Charlie
– Topografia do Terror

Dia 2:
– East Side Gallery
– Alexanderplatz
– Ilha dos Museus
– Das Panorama
– Berliner Dom
– Reichstag

Reichstag, o Parlamento de Berlim

No coração de Berlim, o Memorial do Holocausto, oficialmente chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um memorial dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. O espaço consiste em uma obra arquitetônica impressionante: são 19 mil metros quadrados cobertos com mais de 2.700 blocos de concreto.

O espaço foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman, que buscava passar uma sensação de falta de tranquilidade devido às diferentes alturas e larguras dos blocos – o que realmente acontece quando você visita o local. Ainda dentro do espaço do memorial, há uma sala subterrânea chamada Ort der Information com documentações e testemunhos sobre a perseguição e extermínio dos judeus.

A visita é gratuita e o memorial é de acesso livre, funcionando 24 horas por dia. No entanto, a exposição subterrânea fecha às segundas. Se for visitar, lembre-se que é um espaço repleto de memórias difíceis e o respeito dele prevalecer.

3 lugares na Alemanha para refletir sobre o Holocausto in loco

O Brandenburger Tor é um dos mais icônicos cartões-postais de Berlim. Originalmente uma porta da cidade, esse monumento foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da história da Alemanha, assim como da paz europeia.

As marcas da Guerra Fria ainda estão presentes em Berlim. O Checkpoint Charlie, por exemplo, foi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante esse período. A réplica do posto no exato local onde ele ficava costuma estar cheia de turistas tirando fotos.

Situado no antigo local da sede da Gestapo em Berlim, o museu Topografia do Terror documenta a história do terror e da repressão durante o Terceiro Reich na Alemanha. As exposições são gratuitas e têm relação com os crimes nazistas, perseguições e a implementação do Holocausto. Além disso, o museu fica atrás de uma parte preservada do Muro de Berlim – construído em 1961 para separar Berlim em duas partes. O muro foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria.

East Side Gallery em Berlim

Com a proposta de unir modernidade com história, East Side Gallery é um passeio bem legal para fazer ao ar livre e de graça. É uma espécie de galeria de arte criada no próprio muro de Berlim, em uma parte que foi preservada da demolição. Possui 105 pinturas de artistas do mundo todo, iniciadas em 1990 – logo após o fim da Guerra Fria. Uma das pinturas mais famosas inclui o mural que retrata o beijo entre Leonid Brezhnev (antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética) e Erich Honecker (antigo secretário-geral do Partido da Unidade Socialista).

Se tem uma região que pode te dar uma noção de como era Berlim oriental, esse lugar é a Alexanderplatz. Essa praça abriga uma das mais importantes estações de transporte público da cidade, além de ser um centro comercial e um famoso ponto turístico. Dela, você consegue visualizar a Torre de Televisão e o Relógio Mundial.

Alexanderplatz, um reflexo da Berlim oriental

No centro de Berlim, a Ilha dos Museus é point para turistas e moradores que aproveitam o clima ameno nos gramados. A ilha recebe esse nome porque reúne cinco dos maiores museus da cidade: Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode.

O mais visitado e conhecido da ilha é o Museu Pergamon, que possui um acervo enorme de obras antigas. Um dos pontos mais famosos é o Altar de Pérgamo, que é a réplica da entrada de um templo grego em tamanho real. Quando estive por lá, o museu todo estava fechado para renovação; por isso, visitei o anexo Das Panorama. Ele tem um painel 360º mostrando como era Pérgamo, a antiga cidade grega. A entrada saiu por 12 euros em outubro de 2023.

Outro destaque da ilha é a Berliner Dom, gigantesca e imponente catedral de Berlim. Foi construída entre 1895 e 1905 sob o alicerce de uma pequena catedral barroca de 1747. É possível conhecê-la por dentro comprando um ticket de 10 euros.

Passeio pelo terraço panorâmico Reichstag Dome

O último item do roteiro é o Reichstag, prédio onde o parlamento da Alemanha exerce suas funções. Em 1933, o edifício pegou fogo apenas quatro semanas depois de Hitler ser nomeado chanceler; esse incêndio foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.

Você pode agendar uma visita guiada pelos aposentos do parlamento, ou então visitar o Reichstag Dome. O terraço panorâmico é gratuito, mas faça o agendamento online com antecedência, porque é bem concorrido!

O que comer em Berlim?

Se estiver em Berlim, não deixe de experimentar o wurst, que é a típica salsicha alemã. Tem várias opções: no pão de salsicha, no pão baguete, sozinha com molho… E costuma vir acompanhada de batatas fritas. Eu provei em uma barraquinha de rua qualquer; você encontra várias pela cidade! É uma ótima opção de refeição rápida e barata.

Outro prato típico é o eisbein, que consiste em joelho de porco, servido com chucrute, batatas e ervilhas. De sobremesa, vá na clássica torta de maçã com canela, a apfelstrudel.

Wurst, comida típica da Alemanha

Onde se hospedar em Berlim?

Fiquei hospedada no Riu Plaza Berlin, mais uma opção impecável da rede Riu. O hotel é elegante, confortável e muito bem equipado. Único ponto que vale destacar é que o hotel não está na região mais turística da cidade. Tive de usar Uber para me deslocar, mas todas as corridas foram rápidas.

Compre o Checklist Viagem, um eBook completo para te auxiliar a planejar qualquer viagem do zero. Saiba mais!

Planeje sua viagem com descontos!

Abra sua conta na Nomad e ganhe até 20 dólares de cashback usando o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir

Seu chip de internet com 15% de desconto. Use o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir

Reserve atrações e passeios em suas viagens com o Get Your Guide
Abrir

Abrir