Roteiros de viagem

Londres: o que fazer em 3 dias na capital da Inglaterra

Entre igrejas, parques e museus, confira um roteiro de três dias com dicas de atividades turísticas para fazer na capital inglesa

Roteiro - O que fazer em Londres em 3 dias

Londres é uma metrópole com lugares incríveis para conhecer. Minha primeira vez na cidade foi em 2014, quando fiz intercâmbio na Inglaterra, mas tive poucas oportunidades para passear de fato por lá. De volta quatro anos depois, pude conhecer pontos turísticos que ainda não tinha ido e turistar de verdade na capital inglesa! Confira abaixo meu roteiro de 3 dias por Londres.

DIA 1: ST. PAUL CATHEDRAL, HYDE PARK, HARRODS E WEST END

A St. Paul Cathedral é magnífica. Chegamos em Londres a noite e vê-la iluminada foi realmente lindo. De dia, a beleza é tão incrível quanto! A construção foi iniciada no século 7 e terminou apenas em 1677 – quase mil anos em constantes reformas! Em 1981, foi palco de um dos casamentos mais famosos da história: Lady Diana e o príncipe Charles oficializaram a união na catedral que hoje é considerada a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.É possível conhecer o interior da catedral e subir até a cúpula. A entrada sai por 18 libras.

O Hyde Park é o parque mais conhecido de Londres – e talvez do Reino Unido inteiro! É incrivelmente grande e abriga restaurantes, cafés, clube de tênis, boliche e até cavalos para prática de hipismo! Já foi palco (literalmente) de grandes shows, como Green Day, Rolling Stones e Madonna. No verão, o parque é delicioso para aproveitar a natureza. Há também atividades no lago Serpentine, que cruza o parque todo. Já no inverno, a Winter Wonderland é parada obrigatória. A feira de Natal tem entrada gratuita e é uma verdadeira experiência de filme! São várias atrações divertidas e barraquinhas com comidas deliciosas… Dá pra sentir o espírito natalino no ar! 

Historicamente, o Reino Unido sempre se destacou com a criação de lojas de departamento e a Harrods é uma das mais famosas do mundo, fundada em 1834. A loja fica pertinho do Hyde Park e reúne grifes de luxo, como Stella McCartney, Balmain e Burberry.

Assim como a Broadway em Nova York, Londres também tem um bairro famoso pelos musicais. West End fica pertinho da Trafalgar Square e da Piccadilly Circus, praças movimentadas da cidade.Como são atrações muito procuradas, recomendo que você faça a compra online antecipadamente. Nós assistimos dois musicais, O Fantasma da Ópera e Thriller (do Michael Jackson), um em cada dia. O primeiro foi incrível, sem dúvidas voltaria para ver mais vezes! Já o segundo tem uma pegada diferente, meio show mesmo, então eu recomendo você deixar de lado e dar prioridade para outras peças, como Os Miseráveis, O Rei Leão ou até mesmo Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

DIA 2: LONDON EYE, BIG BEN, ABADIA DE WESTMINSTER, PALÁCIO DE BUCKINGHAM E NATIONAL GALLERY

Impossível viajar para Londres e nem ao menos passar pela London Eye. A roda gigante é não somente um símbolo da cidade, mas uma das atrações mais visitadas por lá. O passeio custa em torno de 25 libras e dura meia hora. Lá de cima, você confere uma vista linda da cidade. Como eu fiz o passeio na primeira vez que visitei Londres em 2014, não achei necessário fazer de novo – na verdade, eu diria que é um passeio substituível, porque acaba saindo bem caro apenas para subir e dar a volta. Se você estiver em dúvida se deve ou não fazer, minha dica é que guarde esse tempo e dinheiro para outra atração.

Outro ponto turístico que representa Londres é o famoso Big Ben. Na verdade, o nome não se refere ao relógio, mas sim ao sino localizado dentro do Palácio de Westminster, o parlamento britânico. A obra está em reforma há algum tempo e deve finalizar apenas em 2022, mas continua rendendo fotos lindas!

A poucos passos do Big Ben, está a Abadia de Westminster. É famosa mundialmente por ser o local de coroação e sepultamento dos reis e rainhas da Inglaterra desde 1066. Em setembro de 1997, recebeu o funeral da Lady Diana; já em 2011, celebrou o casamento do príncipe William com Kate Middleton. É possível visitar o interior da igreja por 20 libras.

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha da Inglaterra e protagoniza uma das atrações mais famosas do país: a troca da guarda. A cerimônia acontece na entrada principal e consiste basicamente em uma troca dos guardas reais responsáveis pela segurança do palácio. 

É muito importante chegar cedo caso você queira ver de pertinho. Quando fui pela primeira vez, consegui ficar grudada nos portões do palácio (e olha que era verão, bem mais lotado!). Dessa vez ficamos bem mais longe, mas já deu pra curtir. Os horários variam dependendo da época do ano.

A National Gallery é um museu de arte fundado em 1824 e localizado na praça Trafalgar Square, lugar super central de Londres. Abriga mais de 2 mil obras de arte, entre elas O Casal Arnolfini de Jan van Eyck. A entrada é gratuita.

Palácio de Buckingham em Londres, Inglaterra

DIA 3: TOWER BRIDGE, TOWER OF LONDON E BRITISH MUSEUM

A Tower Bridge foi construída no século 19 sobre o rio Tâmisa. Com o tempo, a ponte também acabou virando uma atração característica de Londres e já apareceu em vários filmes. É possível visitar o interior da ponte e descobrir como funcionava o sistema de elevação, já que na época de sua construção, havia um grande fluxo no rio, que necessitava uma ponte móvel. A visitação custa por volta de 10 libras, mas tem desconto se você comprar online.

Bem pertinho da ponte, fica a Tower of London, também na margem do rio Tâmisa. É um castelo e palácio histórico fundado no final do século 11. Ao longo dos anos desempenhou funções diversas, como residência real, prisão, depósito de armas, tesouraria e agora abriga as joias da coroa britânica. Dessa vez não conheci o interior, mas sem dúvidas estará na minha lista quando voltar a Londres. A entrada custa 22 libras e também dá pra comprar online.

O British Museum é antiquíssimo: foi fundado em 1759 e é considerado o primeiro grande museu público e gratuito. A coleção permanente destaca-se com peças do Egito e Grécia Antiga, como a Pedra de Roseta (na foto abaixo) e pedaços do Partenon – esse último, inclusive, já foi motivo de briga entre Inglaterra e Grécia, já que as peças foram roubadas por ingleses. A entrada é gratuita.

Planeje sua viagem com descontos!

Reconhecimento da cidadania europeia com 5% de desconto na Cidadania4u
Abrir

Abrir

Reserve atrações e passeios em suas viagens com o Get Your Guide
Abrir

Abrir

Seu chip de internet com 15% de desconto. Use o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir