Descubra como aproveitar ao máximo a região de Yosemite em apenas um dia com essas dicas de passeios e atividades imperdíveis.
Um dia no Parque Nacional de Yosemite

O Parque Nacional de Yosemite é um dos destinos mais populares dos Estados Unidos quando o interesse é por natureza e aventura. Situado na região de Sierra Nevada, na Califórnia, ele foi criado em 1864 e é famoso por seus penhascos, cachoeiras, bosques e vida selvagem.
Se você tem apenas um dia para explorar Yosemite, aqui está um roteiro que lhe dará uma amostra das suas maravilhas naturais e históricas. Ah! E fique até o final desse texto, porque terão dicas indispensáveis para sua viagem.
Yosemite Visitor Center
O centro de visitantes é o lugar ideal para começar sua visita. Tire todas as dúvidas com os funcionários do parque e aproveite para conhecer o pequeno museu que fica no mesmo local, com informações sobre a fauna e flora da região, além das escaladas que são realizadas no parque.

Tunnel View
É o mirante mais famoso de Yosemite. Tem vista para a imensidão do vale e pontos de destaque, como o Half Dome, El Capitan e Bridalveil Fall. Para acessar o mirante Tunnel View, não precisa fazer trilha. Basta estacionar o carro ao final do Wawona Tunnel.
– Half Dome é uma formação rochosa com mais de 2.600 metros de altura. Sua forma distinta de meia cúpula é facilmente reconhecível. A galera mais aventureira sobe até o topo, onde possui uma vista panorâmica (mas para isso, é necessário ter uma autorização especial).
– El Capitan é outra formação rochosa de destaque em Yosemite. Tem mais de 900 metros de altura e é muito procurada para alpinismo. Sua escalada é considerada uma das mais difíceis do mundo! Se você se interessa pelo assunto, recomendo o documentário Free Solo. A produção mostra o trabalho do alpinista Alex Honnold para escalar o El Capitan em junho de 2017. Ganhou até o Oscar de Melhor Documentário em 2019! Assista no Disney+.
– Bridalveil Fall é uma das cachoeiras mais famosas do parque e pode ser acessada por meio de uma trilha curta. Leva esse nome porque a névoa da cachoeira lembra um véu de noiva.
Outro mirante que proporciona uma vista panorâmica fantástica é o Glacier Point, que fica a mais de dois mil metros acima do nível do mar. A área é acessível por carro durante os meses de verão e início do outono, mas fica fechada durante o inverno. Em 2022, quando fui para Yosemite, o local estava fechado para reformas.
Yosemite Falls
Yosemite Falls é uma das cachoeiras mais altas do mundo – e a maior dos Estados Unidos! Ela é sazonal e costuma secar entre os meses de agosto e novembro.
Fiz a trilha para a Lower Yosemite Falls, que é a parte mais acessível (menos de 1km). Se quiser conhecer Upper Yosemite Falls, prepare as pernas: são mais de 11km de trilha!

Mariposa Grove
A floresta de sequoias gigantes de Mariposa Grove é um dos lugares mais procurados de Yosemite – e eu não visitei.