Um dia no Parque Nacional de Yosemite
Descubra como aproveitar ao máximo a região de Yosemite em apenas um dia com essas dicas de passeios e atividades imperdíveis.

O Parque Nacional de Yosemite é um dos destinos mais populares dos Estados Unidos quando o interesse é por natureza e aventura. Situado na região de Sierra Nevada, na Califórnia, ele foi criado em 1864 e é famoso por seus penhascos, cachoeiras, bosques e vida selvagem.
Se você tem apenas um dia para explorar Yosemite, aqui está um roteiro que lhe dará uma amostra das suas maravilhas naturais e históricas. Ah! E fique até o final desse texto, porque terão dicas indispensáveis para sua viagem.
Yosemite Visitor Center
O centro de visitantes é o lugar ideal para começar sua visita. Tire todas as dúvidas com os funcionários do parque e aproveite para conhecer o pequeno museu que fica no mesmo local, com informações sobre a fauna e flora da região, além das escaladas que são realizadas no parque.

Tunnel View
É o mirante mais famoso de Yosemite. Tem vista para a imensidão do vale e pontos de destaque, como o Half Dome, El Capitan e Bridalveil Fall. Para acessar o mirante Tunnel View, não precisa fazer trilha. Basta estacionar o carro ao final do Wawona Tunnel.
– Half Dome é uma formação rochosa com mais de 2.600 metros de altura. Sua forma distinta de meia cúpula é facilmente reconhecível. A galera mais aventureira sobe até o topo, onde possui uma vista panorâmica (mas para isso, é necessário ter uma autorização especial).
– El Capitan é outra formação rochosa de destaque em Yosemite. Tem mais de 900 metros de altura e é muito procurada para alpinismo. Sua escalada é considerada uma das mais difíceis do mundo! Se você se interessa pelo assunto, recomendo o documentário Free Solo. A produção mostra o trabalho do alpinista Alex Honnold para escalar o El Capitan em junho de 2017. Ganhou até o Oscar de Melhor Documentário em 2019! Assista no Disney+.
– Bridalveil Fall é uma das cachoeiras mais famosas do parque e pode ser acessada por meio de uma trilha curta. Leva esse nome porque a névoa da cachoeira lembra um véu de noiva.
Outro mirante que proporciona uma vista panorâmica fantástica é o Glacier Point, que fica a mais de dois mil metros acima do nível do mar. A área é acessível por carro durante os meses de verão e início do outono, mas fica fechada durante o inverno. Em 2022, quando fui para Yosemite, o local estava fechado para reformas.
Yosemite Falls
Yosemite Falls é uma das cachoeiras mais altas do mundo – e a maior dos Estados Unidos! Ela é sazonal e costuma secar entre os meses de agosto e novembro.
Fiz a trilha para a Lower Yosemite Falls, que é a parte mais acessível (menos de 1km). Se quiser conhecer Upper Yosemite Falls, prepare as pernas: são mais de 11km de trilha!

Mariposa Grove
A floresta de sequoias gigantes de Mariposa Grove é um dos lugares mais procurados de Yosemite – e eu não visitei. 😅 Explico: em julho de 2022, quando estive por lá, a região acabou sendo alvo de um grande incêndio. Toda essa parte ficou fechada por aproximadamente um mês, então o acesso era inviável.
Se você não tiver o mesmo azar que eu, vá para Mariposa Grove! Essa área protegida é o lar de sequoias gigantescas, muitas com mais de dois mil anos de idade. Não deixe de conhecer!
Tuolumne Grove
Na falta de Mariposa, fomos para Tuolumne Grove. Esse bosque é menor, mas já é possível conhecer muitas sequoias gigantes. Pra chegar lá, precisa fazer uma trilha de aproximadamente 1 milha (1,6km), mas de novo: prepare as pernocas porque a volta é subida! Apesar do imprevisto com as queimadas na região, ao menos conseguimos visitar algum bosque de sequoias. Tuolumne Grove é lindo!

Dicas indispensáveis para conhecer o Yosemite:
1. O parque exige uma reserva para entrar de carro e você precisa fazer esse pedido no site com antecedência de 7 dias da data em que chegará no Yosemite. Se não tiver esse passe do carro, não entra! Além disso, também é preciso apresentar o ticket de parques nacionais dos Estados Unidos. Como eu também fui para outros parques na mesma viagem, acabei comprando o passe anual, que custa 80 dólares por carro (valor em julho de 2022).
2. Os meses do verão acabam sendo o período mais cheio em Yosemite. Por isso, tente entrar no parque o mais cedo possível, de preferência antes das 9h da manhã.
3. Estacione o carro no Yosemite Valley e, lá dentro do parque, faça tudo usando o serviço gratuito de shuttle. Os ônibus funcionam super bem!
4. Leve lanchinhos para comer durante o dia. O parque tem algumas opções de restaurantes e mercadinhos, mas podem ficar bem lotados em períodos de pico. Além disso, levar sua comida de casa garante uma maior flexibilidade ao longo dos passeios, já que você não precisará se locomover até os espaços de venda de alimentação.
LEIA TAMBÉM | Califórnia em 22 dias: roteiro dia a dia
Vai viajar? Não esqueça de garantir seu chip de internet para ficar conectado 24 horas por dia e evitar perrengues. Use o cupom PORONDEANDEI para ter 15% de desconto nos planos do OMEUCHIP.