Turismo

Como usar a inteligência artificial para criar roteiros de viagem

Que tal usar a inteligência artificial para criar roteiros de viagem de maneira eficiente e personalizada? Fui atrás de plataformas que podem nos auxiliar a tirar os planos turísticos do papel.

Avaliei três plataformas de inteligência artificial diferentes que criam itinerários, sugerem locais para comer e fornecem até valores das atrações. Com base nesses roteiros, podemos economizar tempo na pesquisa e planejamento de viagens, só refinando as informações depois. Em todos os testes, pedi para as IAs criarem roteiros na cidade de São Paulo. Será que rolou?

Roam Around

Meu primeiro teste foi com a Roam Around. No campo de busca, você pode digitar apenas o nome do local ou especificar comandos mais diretos, como o número de dias. Pedi por dicas para dois dias na cidade.

– Dia 1: Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista, MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Theatro Municipal.

– Dia 2: Catedral da Sé, Museu do Futebol, Estádio do Pacaembu, Vila Madalena, Farol Santander e Allianz Parque.

Entre todas as opções, achei o Roam Around o mais fraco. A seleção dos lugares ficou bem interessante para um roteiro de dois dias, mas não gostei da disposição dessas atrações. O mais inteligente seria concentrar os passeios por região. O Theatro Municipal e o Farol Santander, por exemplo, foram colocados em dias diferentes, mas ficam bem perto (menos de 800 metros!), então deveriam ser visitados juntos.

Trip Planner AI

Para acessar o Trip Planner, é preciso fazer login com uma conta Google. Digite a cidade no campo de busca, insira a data de início da viagem e duração. Saiba mais sobre a plataforma no vídeo abaixo. ⤵️

ChatGPT

É claro que a inteligência artificial mais famosa do momento não poderia ficar de fora! Será que o ChatGPT cria bons roteiros de viagem? Diferente das outras, essa plataforma não é específica para informações de turismo, então meu comando foi mais específico e por escrito.

– Dia 1: Parque do Ibirapuera, Museu de Arte Moderna, Vila Madalena, Mercado Municipal de São Paulo, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Mosteiro de São Bento, Bairro da Liberdade

– Dia 2: Bairro de Pinheiros, Instituto Tomie Ohtake, Avenida Paulista, MASP, Museu de Arte Contemporânea da USP, Vila Olímpia e Itaim Bibi

O ChatGPT foi definitivamente meu preferido! O roteiro ficou otimizado, agrupou as atrações por bairro e concentrou os principais destaques da cidade de São Paulo.

Vale lembrar que essas inteligências artificiais estão em constante atualização, então alguns recursos podem ser adaptados ou removidos da plataforma.

Caso esteja buscando mais dicas de São Paulo, aproveite para adquirir o eBook que eu criei sobre a cidade! Confira dicas para organizar sua viagem, atrações para incluir no roteiro e restaurantes imperdíveis. Clique aqui e garanta o seu!

Planeje sua viagem com descontos!

Seu chip de internet com 15% de desconto. Use o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir

Reserve atrações e passeios em suas viagens com o Get Your Guide
Abrir

Abrir

Receba 30% de desconto na assinatura anual do TurSP com o cupom PORONDEANDEI
Abrir

Abrir