Experimentar pratos típicos de um país faz parte do turismo; confira uma seleção de comidas e bebidas tradicionais do sul da Espanha
Gastronomia na Andaluzia: o que comer e beber no sul da Espanha
Gastronomia é cultura. Quando consumimos um prato típico de determinado país, conhecemos seus hábitos alimentares, entendemos os motivos para aquela tradição e aprendemos mais sobre a população.
Durante minha passagem pela Espanha, não poderia ter sido diferente: aproveitei a oportunidade para experimentar pratos tradicionais da Andaluzia – e outros espanhóis também, é claro! Confira uma seleção do que comer e beber no sul da Espanha.
Não sabe como organizar uma viagem do zero? Eu posso te ajudar com isso! Clique aqui e garanta o Checklist Viagem. Esse eBook oferece um passo a passo completo para planejar qualquer viagem — desde organização financeira, construção de roteiro, definição de meios de transporte, e muito mais.
Berenjenas al miel
Típicas da culinária de Córdoba, são beringelas fritas servidas com melado de cana.
Churros
Impossível conhecer a Espanha e não provar os tradicionais churros! Por lá, há duas opções: os “churros” são bem fininhos e não possuem recheio (geralmente acompanha um chocolate quente para molhar), enquanto as “porras” são mais grossas e aeradas (e, em alguns casos, recheadas).
Comida árabe
Por ter passado séculos sob ocupação muçulmana, o sul da Espanha é repleto de influências da gastronomia árabe. Vale a pena separar ao menos uma refeição para experimentar alguns quitutes. Em Granada, por exemplo, sugiro um passeio pela Caldería Nueva, uma rua repleta de restaurantes árabes.
Flamenquín
Outro destaque da cidade de Córdoba é o flamenquín, uma espécie de “enroladinho” frito recheado de presunto cru e lombo. Geralmente são servidos com batatas fritas e maionese.
Gazpacho
Pode até parecer estranho para alguns, mas essa é uma sopa que se come fria! O gazpacho é feito à base de hortaliças, tomate, pepino e pimentão.
Jamón ibérico
Dispensa explicações, né? O presunto cru espanhol está presente em tudo quanto é canto! Não deixe de provar as croquetas de jamón (bolinhos fritos) e os bocadillos (lanches no pão).
Paella
A paella é original da cidade de Valência, mas é possível encontrar muitas variações dela em outras regiões da Espanha. Diferentemente do que muitos pensam, a paella valenciana não inclui frutos do mar – na verdade, vai carne de coelho, frango e legumes.
Patatas bravas
Um dos melhores pratos para petiscar – e que você encontra literalmente em qualquer lugar! São batatas fritas servidas com molho picante.
Rabo de toro
É um prato bem comum de Córdoba e se assemelha à nossa rabada aqui do Brasil.
Salmorejo
Também tradicional de Córdoba, o salmorejo é uma sopa com textura mais encorpada, como um creme batido, feita com tomate, alho, pedaços de pão e azeite. Costuma ser servida com ovo cozido picado e pedacinhos de presunto cru.
Sangria
Se você estava sentindo falta de algum drink, esse é o mais tradicional da Espanha. A sangria é feita com vinho, açúcar, suco e pedaços de frutas. É uma bebida bem refrescante e faz muito sucesso no verão espanhol.
Tapas
As tapas são a maior representação gastronômica do sul da Espanha quando o assunto são petiscos. Vários itens listados por aqui entram nessa classificação: croquetas, patatas bravas, azeitonas, jamón ibérico…
Tortilla de patata
É uma espécie de omelete feito com ovo, batata e cebola.
Turrón
Esse doce precisa estar na sua lista de iguarias espanholas para provar. Ele é feito à base de açúcar e, em suas variações, pode conter diferentes tipos de castanhas. Outra diferença é a consistência do torrone, podendo ser macio ou crocante.
Xerez
Aos amantes de vinho, o xerez é clássico do sul da Espanha. Ele leva esse nome porque é fabricado na cidade de Jerez de la Frontera – inclusive, há degustações por lá e vale incluir no roteiro se você gosta da bebida.
Eu diria que a gastronomia espanhola é uma das mais variadas e amplas que temos! Há pratos típicos com carnes, frutos do mar, vegetarianos… Sem contar as opções de entradinhas e petiscos – nada como boas tapas acompanhadas de um drink, né?