Diário de Viagem: Toledo
Toledo é uma cidade medieval encantadora, localizada no topo de uma montanha ao lado do Rio Tejo. A cidade é cercada por muros e é repleta de ruelas estreitas, um dos atrativos mais interessantes do local. COMO CHEGAR EM TOLEDO? Nós estávamos hospedados em Madrid quando fomos a Toledo. Como não tínhamos carro, optamos […]

Toledo é uma cidade medieval encantadora, localizada no topo de uma montanha ao lado do Rio Tejo. A cidade é cercada por muros e é repleta de ruelas estreitas, um dos atrativos mais interessantes do local.
Nós estávamos hospedados em Madrid quando fomos a Toledo. Como não tínhamos carro, optamos por viajar de trem e amamos a escolha! O trajeto levou 30 minutos e o trem é absurdamente confortável, de altíssima qualidade!
Quando sair do trem, minha dica é pegar um taxi até o topo da montanha. Como o passeio pela cidade é feito 100% a pé, vale a pena economizar a animação na subida e bater perna lá na cidade e ao descer também.
Aliás, aqui vai uma dica: nem se preocupe em comprar um mapa ao chegar na cidade, porque é simplesmente impossível encontrar todas as ruelas! Você vai se perder o tempo todo, mas isso faz parte da diversão =)
O QUE FAZER EM TOLEDO?
Nós visitamos Toledo na véspera do Natal, então grande parte dos pontos turísticos estavam fechados. Conhecer a cidade e se perder pelas ruas já foi super divertido, principalmente porque todos estavam se preparando para a grande noite. Porém, caso queira conhecer algumas atrações, separei as mais interessantes para vocês:
- Palácio de Alcázar
- Catedral de Toledo
- Plaza de Ayuntamiento
- Paseo de San Cristobal
- Puente de San Martín
Toledo também é muito conhecida por ser uma cidade ótima para comprar ouro. As jóias costumam ter preços melhores e há várias opções com simbologias locais.
Passamos pela Puente de Alcantara quando estávamos voltando à estação de trem. A vista é incrível e rendeu fotos lindas!
As ruelas mais próximas ao centrinho são repletas de lojinhas e há uma variedade imensa de lembranças da cidade…
Como era véspera de Natal, vários restaurantes e bares estavam preparando a famosa migas (“mirras“) no meio da rua. O prato é muito comum em algumas regiões da Europa e consiste em uma mistura de pão e linguiça – lembrando que alguns lugares podem variar a receita e acrescentar outros itens. Grande parte desses restaurantes distribuíam pequenas porções aos turistas que estavam por lá e nós tivemos a oportunidade de experimentar. Por sinal, achei bem parecida com a nossa farofa brasileira!
Visitar Toledo foi como viajar no tempo! Pode não ser a cidade mais conhecida da Espanha, mas você precisa incluir no seu roteiro!