Arquipélago de San Blas: um paraíso no Panamá

Região reúne 365 ilhas em pleno mar do Caribe; passeio pode ser feito com bate e volta saindo da Cidade do Panamá

18 fevereiro de 2020

Esqueça o Canal do Panamá ou os shoppings com preços convidativos; o Panamá possui praias paradisíacas e que merecem sua visita! A mais famosa dela, na verdade, é um conjunto de ilhas. O Arquipélago de San Blas é composto por 365 ilhas em pleno mar do Caribe, localizadas ao norte do país e que abrigam a tribo indígena Kuna Yala.

As ilhas ficaram famosas nos últimos meses por conta da série La Casa de Papel – Tóquio e Rio se escondem em uma delas, lembram? O sucesso vai aos poucos tornando o local mais conhecido entre turistas, mas ainda há muito o que explorar. Por conta disso, a infraestrutura das ilhas ainda é bem simples, o que nos motivou a escolher o passeio de apenas um dia, partindo e voltando para a Cidade do Panamá, onde estávamos hospedados.

LEIA TAMBÉM | Cidade do Panamá: o que fazer em quatro dias

Imagens de La Casa de Papel foram gravadas em San Blas

Como chegar em San Blas?

Nossa família é formada por quatro pessoas, e fomos acompanhados de três colombianos que também estavam em nosso hotel. O motorista nos buscou às 5h da manhã e fizemos um trajeto de quase duas horas até parar para comer um brevíssimo café da manhã em uma lanchonete à beira da estrada. Depois, mais uma hora de estrada, dessa vez em uma serra com curvas sinuosas, subidas e descidas. Se você costuma enjoar, já fica o aviso: esse é o momento de tomar Vonau! rs

Depois de um percurso de aproximadamente três horas, chegamos em uma espécie de “porto”. Aqui, coloco entre aspas mesmo, porque carece de infraestrutura para acomodar as centenas de viajantes que passam por lá diariamente. Além disso, o local possui muito lixo espalhado e chegamos a ver o exato momento em que um funcionário pegava caixas de papelão repletas de resíduos e despejava em um canteiro lateral.

Além de funcionar como embarque, esse porto também era a uma “imigração” para o território dos Kuna Yala, então tivemos que apresentar nossos passaportes para entrar. Depois, nos acomodamos em um barco para 20 pessoas e partimos para conhecer as belezas de San Blas.

Barco a caminho de San Blas

Como foi o passeio em San Blas?

Foram 30 minutos de barco passeando entre ilhas com belezas naturais de arrepiar. Avistamos desde ilhas pequeníssimas, que comportam poucas pessoas, até ilhas grandes com pousadas.

Nossa primeira parada foi em uma ilha menos movimentada, onde ficamos por mais de três horas. A beleza do local rende tantas fotos incríveis! Aproveitamos esse momento justamente para fotografar e, é claro, dar um mergulho nas águas cristalinas. Foi delicioso! 

Em seguida, já por volta de meio dia, partimos para o destino seguinte: uma grande ilha onde todos os turistas são levados para almoçar. Mas, no meio do caminho, uma parada estratégica: piscina naturais, um local em meio ao alto mar onde uma faixa de areia permite que a água fique rasa e seja possível andar. Os barcos param por ali, nós descemos e fizemos mais uma bateria de fotos. É inacreditável olhar para todos os lados e ver apenas água, ainda estar no mar, mas ser possível alcançar os pés. Eu amei!

Água cristalina de San Blas

Depois da breve parada, almoçamos na ilha e por ali ficamos até o momento de retornar para o continente, onde nosso carro nos aguardava para fazer o mesmo trajeto de três horas de volta ao hotel. 

Tentei ser o mais descritiva possível, justamente para transmitir o que senti e vivenciei em San Blas! Pagamos 150 dólares por pessoa e considero um preço normal para o tipo de passeio, mesmo considerando as melhorias que poderiam ser feitas em infraestrutura. No mais, é uma atração indispensável se você está com passagem comprada para o Panamá! 

LEIA TAMBÉM | O que falta para o turismo no Panamá progredir?

San Blas no Panamá

Acompanhe mais conteúdos de viagem no Instagram: @barbara_pereira

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Siga no Instagram @barbara_pereira

No finalzinho de 2020, decidi que iria tirar esse projeto do papel e enfim criar meu podcast de viagem. Falar sobre esse tema em plena pandemia parecia loucura - afinal, eu só acumulava viagens canceladas, não tinha perspectiva tão próxima de vacina e a situação econômica do país não era nada promissora. Ou seja, eu não conseguia enxergar nem uma semana à frente 😅
Vai ter muito conteúdo de viagem e gastronomia no LinkedIn SIM! Tô feliz demais em poder contar que agora faço parte do time de Creators do LinkedIn, com criadores de conteúdo selecionados pela plataforma - não sei fingir costume, isso é chique demais 😂
Pronta para viver e contar novas histórias. Cheguei, @cnnbrasil ❤️
Dizer adeus nunca é fácil, ainda mais quando a gente olha pra trás e enxerga uma trajetória repleta de amizades, alegrias e realizações. O Estadão foi minha casa por mais de três anos, ainda como estagiária e depois como parte da incrível equipe de redes sociais. Foi ali que entendi que o jornalismo não estava acabando, mas sim se reinventando. Vi e admirei o Drops de longe, para depois assumir esse projeto tão especial ao lado do melhor parceiro que poderia existir. Não dá pra pensar em qualquer outra palavra senão #gratiluz kkkkk por tudo o que vivi no jornal. Fui feliz demais da conta e hoje saio preenchida de amor, pronta para dar o próximo passo. Que venham novos momentos! Até logo, Estadão 💛
Um dos meus doces favoritos em São Paulo é do @delapaixbistro. A torta de suspiro é recheada com um creme de amêndoas, chocolate meio amargo e geleia de frutas vermelhas. A combinação é divina! O doce sai por R$ 19 e o restaurante fica na Rua Tupi, 844 - pertinho do Estádio do Pacaembu 😋
O Panamá é um país muito conhecido por ser uma escala aérea bem comum para quem está viajando com destino a América do Norte. Porém, a realidade é que ele pode ser muito mais que isso. O país é repleto de belezas naturais, tem praias de águas cristalinas e atrações bem interessantes que podem tornar, principalmente a Cidade do Panamá, um destino além da conexão.

Compre seu chip de internet com 30% de desconto usando o cupom BARBARA30




matérias relacionadas