O que falta para o turismo no Panamá progredir?

Colunista do Por Onde Andei, Antonio Carlos Pereira reflete sobre o turismo no país

27 janeiro de 2020

O Panamá tem muito para ser um destino turístico dos bons: tem praias no Caribe e no Pacífico, centenas de ilhas cinematográficas, uma obra de engenharia unindo dois oceanos, história preservada e localização privilegiada no centro das Américas. Mas parece que o turismo no Panamá ainda não despertou para essa oportunidade, pois lhe falta um componente fundamental: o sorriso.

É o sorriso no rosto de um atendente que faz você gostar mais de um estabelecimento. O poder do sorriso transforma refeições medianas em experiências elevadas de gastronomia. Faz uma praia de areia escura tornar-se piscina natural. É capaz de fazer alguém pagar mais para obter o mesmo serviço.

Tudo isso, entretanto, ainda falta ao Panamá. E não foi difícil perceber que não se tratava de um caso pontual ou um “azar” de momento. A ausência de sorrisos já é sentida na chegada ao aeroporto, nos restaurantes, hotéis, cafés, espaços públicos e até nas lojas! Um sentimento que te faz acreditar que estão ali fazendo um favor… Portanto, não reclame!

Uma explicação pode estar no fato de que o turismo no Panamá ainda não é tão relevante na economia local

Você talvez não saiba, mas o PIB do Panamá é um dos destaques de qualquer levantamento mundial, com taxas de crescimento expressivo nos últimos 15 a 20 anos. Muito disso, contudo, advém da operação do Canal, da indústria financeira (infelizmente o país carrega uma marca de “paraíso fiscal”) e alguma produção agrícola (banana, cana, arroz e café).

Certamente um desperdício de talentos e recursos naturais. Poderiam se mirar em outros exemplos, como de alguns países pequenos, ali mesmo no Caribe, onde sobram sorrisos mesmo onde faltam condições. Ou poderiam se mirar mais na própria cultura de serviços dos Estados Unidos, país que serve como grande referência ao Panamá (afinal, inglês e dólar são parte do cotidiano) e que sabem como poucos o valor da satisfação do cliente.

Minha experiência recente por lá poderia ter sido muito melhor se além dos chapéus, eu pudesse ter trazido a alegre lembrança de sorrisos.

autora da matéria Antonio Carlos Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Siga no Instagram @barbara_pereira

No finalzinho de 2020, decidi que iria tirar esse projeto do papel e enfim criar meu podcast de viagem. Falar sobre esse tema em plena pandemia parecia loucura - afinal, eu só acumulava viagens canceladas, não tinha perspectiva tão próxima de vacina e a situação econômica do país não era nada promissora. Ou seja, eu não conseguia enxergar nem uma semana à frente 😅
Vai ter muito conteúdo de viagem e gastronomia no LinkedIn SIM! Tô feliz demais em poder contar que agora faço parte do time de Creators do LinkedIn, com criadores de conteúdo selecionados pela plataforma - não sei fingir costume, isso é chique demais 😂
Pronta para viver e contar novas histórias. Cheguei, @cnnbrasil ❤️
Dizer adeus nunca é fácil, ainda mais quando a gente olha pra trás e enxerga uma trajetória repleta de amizades, alegrias e realizações. O Estadão foi minha casa por mais de três anos, ainda como estagiária e depois como parte da incrível equipe de redes sociais. Foi ali que entendi que o jornalismo não estava acabando, mas sim se reinventando. Vi e admirei o Drops de longe, para depois assumir esse projeto tão especial ao lado do melhor parceiro que poderia existir. Não dá pra pensar em qualquer outra palavra senão #gratiluz kkkkk por tudo o que vivi no jornal. Fui feliz demais da conta e hoje saio preenchida de amor, pronta para dar o próximo passo. Que venham novos momentos! Até logo, Estadão 💛
Um dos meus doces favoritos em São Paulo é do @delapaixbistro. A torta de suspiro é recheada com um creme de amêndoas, chocolate meio amargo e geleia de frutas vermelhas. A combinação é divina! O doce sai por R$ 19 e o restaurante fica na Rua Tupi, 844 - pertinho do Estádio do Pacaembu 😋
O Panamá é um país muito conhecido por ser uma escala aérea bem comum para quem está viajando com destino a América do Norte. Porém, a realidade é que ele pode ser muito mais que isso. O país é repleto de belezas naturais, tem praias de águas cristalinas e atrações bem interessantes que podem tornar, principalmente a Cidade do Panamá, um destino além da conexão.

Compre seu chip de internet com 30% de desconto usando o cupom BARBARA30




matérias relacionadas